top of page

Faculdade de pedagogia: saiba tudo!

Atualizado: 30 de jul. de 2022

A

faculdade de pedagogia é uma das mais procuradas do país. Suas grandes possibilidades de trabalho e avanço na carreira são alguns dos motivos que a tornam tão popular.


Pelo número extenso de materiais a serem estudados dentro do período do curso, os professores não se aprofundam muito nos conteúdos, carecendo sempre de atualizações e aperfeiçoamentos.

Portanto, é isso que Marilene Marzari diz em seu livro “Ensino e aprendizagem de didática no curso de pedagogia”:


"Uma leitura mais atenta deste artigo e dos demais que compõem o documento, permite fazer uma análise de suas implicações na formação inicial do professor, pois, embora essas diretrizes deixem claro que a ênfase está na docência, expressam a necessidade de uma amplitude de conhecimento de que o professor precisa se apropriar, em quatro anos de formação inicial. Esse pouco tempo de formação acadêmica inicial acaba inviabilizando uma maior consistência teórica em disciplinas para o processo de ensino e aprendizagem necessários ao exercício da docência".


E acrescenta:

"Consequência disso é que o Curso de Pedagogia apresenta uma variedade de disciplinas, sem dúvida, importantes para a formação do professor, mas que carecem de um aprofundamento nos seus conceitos essenciais. Isso acarreta uma série de fragilidades na prática dos professores, sobretudo no que se refere à sua efetiva capacidade de promover nos alunos a apropriação de conceitos básicos para esses níveis de ensino".

Dessa forma, estudar é uma das aptidões importantes para esse profissional, já que a educação vive em um grande aperfeiçoamento.

Assim, a fim de informar você sobre a faculdade de pedagogia, reunimos conteúdos importantes nesse artigo. Continue lendo!


A faculdade de pedagogia


O curso de pedagogia tem duração de quatro anos e é dividido em 8 períodos. O seu início é bem teórico, abrangendo todo o conceito de convívio social e acaba se especificando nos semestres seguintes.

O curso que conhecemos hoje surgiu em 1939 na Universidade do Brasil, dentro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Entretanto, a docência nas séries iniciais teve início em 1835 no Rio de Janeiro na Escola Normal.


Portanto, a faculdade tem o objetivo de moldar profissionais aptos a atuar no processo educacional nas mais variadas funções.

Disciplinas da faculdade de pedagogia

O curso aborda muitas disciplinas, como já citado anteriormente. Podemos destacar algumas:

  • Comunicação e Expressão;

  • Filosofia da educação;

  • Didática;

  • Educação em Direitos Humanos;

  • História da educação;

  • Psicologia do desenvolvimento;

  • Educação Infantil;

  • Literatura Infantil ;

  • Educação de Jovens e Adultos;

  • Gestão Educacional;

  • Avaliação: teoria e prática.

Perfil do estudante de pedagogia

Existem algumas características básicas que podemos atribuir ao estudante de pedagogia. São elas:

  • Avidez por conhecimento: Como em todos os cursos, buscar por conhecimento é primordial.

  • Atenção e zelo: Para conseguir passar os conteúdos ou estar a frente de uma instituição de ensino, o zelo é muito importante.

  • Autoconfiante: É necessário confiar nas diretrizes estudadas e na forma de ensino ao qual decide usar.

Perfil do pedagogo


Partindo do pressuposto que o estudante já tem certas características. O pedagogo aprende novas com a convivência e experiência. Portanto, podemos pontuar:

  1. Boa comunicação: Um pedagogo precisa se comunicar bem para passar o conteúdo e conseguir se relacionar no ambiente de trabalho, seja ele dentro da sala de aula ou gerindo uma escola, por exemplo.

  2. Organização: Para se ter bons resultados, o planejamento é muito importante. Manter-se organizado diante dos afazeres, permite uma otimização de tempo e um ensino de qualidade.

  3. Empatia: Um pedagogo precisa se colocar no lugar do outro, sabendo lidar com as situações adversas do cotidiano e se tornando útil para as pessoas em sua volta.

  4. Interesse e proatividade: Um pedagogo precisa ser proativo. Estar sempre à frente nas atividades e demonstrar interesse pelas pessoas e pelo seu trabalho.

  5. Tolerância: Devido ao cuidado com crianças e pais, ser tolerante é primordial. Entender como os pequenos se sentem e as fases de seu desenvolvimento também são sinônimos de um bom ensino.

  6. Capacidade de lidar com crianças: Principalmente para quem está dentro de uma sala de aula, saber lidar com as diferenças presentes nas crianças facilita o trabalho.

Mercado de trabalho


E quais são as áreas de atuação de um pedagogo? Após o término da faculdade de pedagogia, você pode escolher para que lado gostaria de trabalhar. A profissão oferece grandes oportunidades. Nós podemos destacar:


Professor: A área é muito visada pelos estudantes. Assim, a graduação permite dar aulas para o ensino fundamental. Também se pode atuar na administração da escola, podendo chegar a direção.


Empresas: Dentro das instituições, esse profissional pode atuar nos Recursos Humanos. Dessa forma, pode implantar processos pedagógicos durante a contratação ou até mesmo na rotina.


Hospitais, consultórios e clínicas: O pedagogo pode atuar dentro de instituições de saúde para ajudar na reabilitação de crianças com problemas neurológicos. Além disso, pode oferecer suporte educacional para quem está interno e quer continuar estudando.

Concursos públicos: Dentro dos concursos, existem muitas vagas que um pedagogo pode ocupar. Além de poder ser inserido em escolas, pode trabalhar em órgãos governamentais, principalmente em secretarias de educação.


Educação especial: Fazendo uma especialização, o pedagogo pode se atentar para o ensino especial, ficando responsável em acompanhar os alunos que precisam de uma maior atenção. Dessa forma, pode-se praticar a inclusão dessa criança dentro da escola.


Conclusão


Em suma, a prática de ensino data de muito tempo atrás. Desde os primórdios, a preocupação em se ensinar, fez com que as mulheres entrassem para esse mundo. Mesmo que a feminilização da pedagogia seja algo que se busca quebrar, a maioria continua sendo de professoras mulheres.


Entretanto, não é isso que irá engessar o ensino das crianças. O que realmente precisa ser levado em consideração são as aptidões do profissional e sua busca incessante por conhecimento, além de novas técnicas de ensino.


A educação do Brasil precisa de professores que não se cansam de estudar e se atualizar. Além disso, o pedagogo, mesmo que esteja em uma empresa, precisa buscar o aperfeiçoamento das técnicas pedagógicas para engajar a equipe.



Você é um estudante de pedagogia ou pensa em trilhar este caminho? Acesse a nossa loja confira os produtos incríveis para sua formatura em pedagogia.





52 visualizações0 comentário
bottom of page